The Birth of the Drama King

Enquanto minhas últimas semanas de férias foram tumultuadas com noites no hospital e muita angústia, nos momentos em que eu tentava me distrair, procurei assistir alguma coisinha leve, mais divertidinha e com menor potencial de me fazer chorar. Foi exatamente nesse contexto que assisti The Birth of the Drama King, um drama chinês de 2019 estrelado por Zhou Yanchen e Luo Mingjie, dois atores que eu nunca tinha ouvido falar antes de assistir esse drama. Na realidade, o que em fez assistir esse drama foi a presença de Song Jiyang, um ator que fez um papel secundário em The Untamed e que eu gosto muito. Enfim.



O drama conta a história de dois irmãos que foram separados durante a infância e os dois foram criados por seitas inimigas — Ji Chuan foi criado e se tornou líder da Holy Sect, enquanto Zhao Qingfeng foi criado pela Haoran Alliance. Ji Chuan culpa a Haoran Alliance pela morte de seus pais e consequente separação de seu irmão mais novo, enquanto Zhao Qingfeng precisa acabar com a Holy Sect porque é uma seita que abusa do poder, comete crimes etc. A história começa quando Zhao Qingfeng é "expulso" da Haoran Alliance e vai atrás de Ji Chuan a fim de ser aceito por ele na Holy Sect (tudo isso sem saber que eles são irmãos). Na realidade, essa "expulsão" nada mais é do que um disfarce para que Zhao Qingfeng entre na Holy Sect e aja como um informante para a Haoran Alliance.

O problema é que Zhao Qingfeng possui habilidades sociais pra lá de péssimas e mal consegue fazer uma amizade sequer. Só isso já torna toda a dinâmica entre os irmãos engraçada, mas além disso Ji Chuan não tem paciência alguma e os dois estão sempre se bicando, como verdadeiros irmãos. A medida em que a amizade dos dois vai sendo construída, Zhao Qingfeng começa a se questionar se a Holy Sect é tão ruim assim, e Ji Chuan também começa a questionar a verdade por trás da morte de seus pais...


Song Jiyang como Yan Dafu

E o Song Jiyang? Pois bem, ele interpreta um médico da Holy Sect, o Yan Dafu, sendo que ele é, na realidade, o filho biológico do antigo líder da seita e, tecnicamente falando, seria ele o herdeiro do "trono" da seita após a morte do pai. Isso significa que ele é o vilão da trama? Bem, tecnicamente sim, mas não realmente.

Uma característica dos dramas chineses é justamente a falta dessa dicotomica bem vs. mal, ou seja, todo mundo tem seus interesses e eles podem ser vistos como bons ou maus, só que tudo depende de que lado você está. O Yan Dafu aparece na Holy Sect após alguns anos desaparecido e começa a exercer sua profissão de médico cuidando dos homens feridos e doentes da seita. Seu comportamento é estranho, especialmente em relação ao Zhao Qingfeng — em alguns momentos, é possível pensar que ele está com ciúmes de Ji Chuan, já que ele era seu irmão adotivo; os dois cresceram juntos e, agora, com a presença do irmão biológico de Ji Chuan, a ciumeira come solta, risos.

A medida em que a série progride, dá pra perceber que Yan Dafu é um personagem "cinza", não podendo ser qualificado nem como vilão e nem como mocinho. Apesar de ter cometido uma série de ações que iriam prejudicar Ji Chuan e Zhao Qingfeng, a realidade é que Yan Dafu não queria nada daquilo, sendo apenas uma espécie de marionete de pessoas com interesses maiores.

The Birth of the Drama King é um drama cujo gênero é difícil de definir, pois possui elementos fantásticos, bem como elementos de comédia e romance. Apesar de ser um drama "histórico", não ache que é um drama sério — pelo contrário, parece mais uma paródia dos dramas históricos chineses, que geralmente são cheios de conflitos e situações que vão esvaziar sua caixinha de lenços. Justamente por isso, acho que foi uma das melhores escolhas que fiz para assistir naquele momento tão pesado. O drama possui 24 episódios e está disponível para assistir gratuitamente no aplicativo da iQiyi, disponível para Android e iOS. Infelizmente, não tem legendas em português, apenas inglês. Espero um dia poder editar este post com algum link onde vocês possam assistir em português.

Ah, e eu já ia esquecendo! O drama é, na realidade, adaptação de um romance boys love, ou seja, era para o casal principal ser um casal homossexual. Só que, por conta das leis de censura na China, os roteiristas adaptaram a história e transformaram o casal principal em... irmãos! Sim, é extremamente bizarro isso. A história funcionou muito bem com eles sendo irmãos, mas achei um absurdo essa mudança, diga-se de passagem. Infelizmente, as leis na China são meio complicadas então eles acabam tendo que fazer essas adaptações bizarras, só que os dramas estão ficando cada vez mais famosos no ocidente e os fãs não estão nada felizes com essas censuras, então veremos se, nos próximos anos, há alguma mudança nessas leis aí.

Comentários

  1. Gente que babado essa censura toda, não estou completamente chocada, só surpresa com o pessoal do roteiro, que conseguiu dar essa volta toda e ainda assim resultar em um drama assistível para quem desconhece de seu procedência. Não que eu vá conferir algum dia, tenho problemas em realmente conseguir acompanhar algo, até comecei um dorama dia desses e ainda não pude terminá-lo, por mais interessante que seja. Gostei da forma como retratou o drama, dá aquela pontinha de curiosidade em assistir e conferir com os próprios olhos, mas eu sou chata para isso ah-haha!

    Eu diria para não excluir as suas postagens de fato, não as vejo como uma 'mancha' no blog ou coisa do tipo, afinal essa página é sua, logo ela pode muito bem refletir como se sente sem problema algum, quem escreve nela é você mesma, afinal. Pode levar algum tempo para conseguir superar os sentimentos que descreveu, e que leve, tudo nessa vida leva tempo, e olha só, você ainda conseguiu descrever como foi passar por isso, tem gente que nem isso consegue (que nem eu ah-haha).

    Beijos, Snow!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Max, vim aqui rapidinho para dizer algo sobre o seu comentário :) em primeiro lugar, você não desrespeitou em momento algum os meus sentimentos, na verdade me foi um grande alívio saber que não sou a única a sofrer por algo assim. Por mais que nossas histórias sejam diferentes, o sentimento é o mesmo e a forma como temos de lidar com ele também não está tão distante. Por isso mesmo te desejo todas as forças possíveis, de verdade.

      Eu só consegui perceber a minha realidade quando meus pais se separaram, foi um divisor de águas para mim e no começo, eu me sentia péssima e muito rebelde quanto ao assunto. Levou anos até eu me encontrar, até eu perceber o que precisava ser arrumado dentro de mim, para que eu não sofresse mais tanto por isso - ter um amor torto me fez querer ser um amor menos torto - e agora estou apenas dando tempo ao tempo, não quero mais esquentar a cabeça com isso e, provavelmente quando conversar com ela novamente, seja ela quem acabe chorando, mas não consigo mais sentir pena disso, penso que não tenho mais tempo para perder com isso. Agora eu sinto que toda essa comoção me fez mais forte, mais carinhosa, me fez querer compreender melhor as pessoas.

      Talvez eu soe um pouco insensível agora Max (e veja bem, estou tão comovida que editei o parágrafo acima umas três vezes) mas talvez, esse momento pelo qual está passando seja para lhe mostrar algo importante, não só para você, como para sua mãe também. Ao menos foi assim que encarei o que aconteceu comigo, caso minha mãe não tivesse decidido sair casa, muito do que eu melhorei em mim em consequência disso, demoraria muito mais a acontecer e nem sempre mudar é indolor.

      Muito obrigada pelo seu comentário, de verdade, eu não esperava que alguém fosse ter estômago para colocar algo ali.
      E força Max, em momentos assim é muito importante ser forte, para o seu próprio bem, ter força para não desistir :)

      Beijos, Snow!

      Excluir
  2. Eu não ando vendo muito C-drama, mas até devia para voltar a acostumar meus ouvidos à lingua chinesa (estudei durante algum tempo e agora sou a rainha do duolingo em chinês, você já usou?), mas tenho que dizer que homemzão da porra nessa foto haha. E também concordo que você não devia deletar os posts não. Eles fazem parte da sua evolução, e as vezes quando você ficar triste daqui a algum tempo e ler eles novamente, vai poder ver que evoluiu de alguma forma, e aquela tristeza não faz mais parte de você. Aproveita esse cantinho pra ser quem você é, sem se julgar como fazemos tanto na nossa vida lá fora. Ninguém deve cobrar de você perfeição, muito menos aqui.

    Fora que fala sério que blog lindo da porra, zero críticas a esse layout babadeiro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Walk Into Your Memory ou Como dramas leves podem ser pesados

Emocionalmente retalhada: como Mãe! e Fonte da Vida quase acabaram comigo